CAPÍTULO 20
QUANDO ALGUÉM SABE O QUE NÃO TINHA COMO SABER?
CAPÍTULO 20
QUANDO ALGUÉM SABE O QUE NÃO TINHA COMO SABER?
Existe um tipo de experiência que costuma produzir uma convicção muito forte.
A pessoa afirma ter recebido uma informação que, aparentemente, não tinha como conhecer.
Ela diz:
“Eu não sabia disso.”
“Ninguém tinha me contado.”
“Eu nunca tinha pensado nisso.”
“Não havia como eu descobrir.”
E então acontece algo que parece confirmar a informação.
A pessoa que estava doente realmente estava doente.
Aquela situação realmente aconteceu.
Aquele acontecimento realmente ocorreu.
A pessoa realmente recebeu aquela notícia.
O detalhe realmente correspondia à realidade.
E surge imediatamente a conclusão:
“Foi Deus quem me revelou.”
Às vezes:
“Foi o Espírito Santo que me mostrou.”
Em outras situações:
“Foi um anjo que me revelou.”
Mas será que um conhecimento que posteriormente se mostrou verdadeiro é, necessariamente, uma revelação sobrenatural?
Essa é uma pergunta muito mais difícil do que parece.
E precisamos enfrentá-la sem medo.
Porque existem, de fato, experiências bíblicas nas quais Deus comunica informações que o ser humano não possuía naturalmente.
O problema não está em admitir essa possibilidade.
O problema está em transformar todo acerto em revelação.
20.1 — CONHECER ALGO VERDADEIRO NÃO EXPLICA AUTOMATICAMENTE COMO AQUILO FOI CONHECIDO
Existe uma diferença fundamental entre duas perguntas:
“A informação era verdadeira?”
e
“Como a pessoa obteve essa informação?”
São perguntas diferentes.
Imagine que alguém diga:
“Eu sabia que determinada pessoa iria ligar.”
E, algumas horas depois, a pessoa liga.
O acontecimento posterior confirma que a previsão estava correta.
Mas isso não nos permite concluir automaticamente que houve revelação sobrenatural.
A pessoa poderia conhecer os hábitos daquele indivíduo.
Poderia ter percebido sinais anteriores.
Poderia ter recebido alguma informação sem perceber que a recebeu.
Poderia simplesmente ter feito uma previsão razoável.
Poderia ter tido sorte.
Ou poderia, em determinadas circunstâncias, ter recebido uma direção espiritual.
O resultado verdadeiro não identifica sozinho a origem da informação.
Essa é uma das regras mais importantes desta investigação:
acerto não é sinônimo de revelação.
20.2 — A BÍBLIA CONHECE O FENÔMENO DA REVELAÇÃO
Ao mesmo tempo, seria um erro reagir dizendo:
“Como não podemos provar imediatamente a origem, então toda revelação sobrenatural é impossível.”
A Bíblia apresenta diversas situações em que Deus comunica conhecimento que ultrapassa aquilo que os personagens poderiam saber naturalmente.
José interpreta sonhos.
Daniel recebe entendimento de mistérios.
Pedro recebe uma visão em Atos 10.
Ágabo profetiza acontecimentos futuros em Atos 11 e 21.
Jesus revela pensamentos e intenções das pessoas.
O Espírito Santo comunica direção à Igreja em Atos.
Portanto, o sobrenatural faz parte da narrativa bíblica.
Não estamos investigando um livro que elimina o sobrenatural.
Estamos investigando como o sobrenatural é apresentado e como deve ser discernido.
E isso faz toda diferença.
20.3 — REVELAÇÃO NÃO É A MESMA COISA QUE PREVISÃO
Existe outra distinção importante.
Nem toda revelação é previsão do futuro.
Revelação significa, em sentido amplo, tornar conhecido aquilo que estava oculto ou não conhecido.
Uma pessoa pode receber entendimento sobre algo que já aconteceu.
Pode receber uma compreensão sobre uma situação presente.
Pode receber orientação.
Pode receber conhecimento de algo futuro.
Portanto:
revelação não é sinônimo de previsão.
Daniel, por exemplo, recebe informações sobre acontecimentos futuros, mas também recebe entendimento de visões e acontecimentos que precisam ser interpretados.
O objetivo da revelação não é necessariamente satisfazer curiosidade sobre o futuro.
Na Bíblia, revelação está frequentemente ligada aos propósitos de Deus.
Isso nos impede de transformar qualquer suposto conhecimento sobrenatural em uma espécie de serviço de previsão espiritual.
20.4 — O FUTURO NÃO PERTENCE À CURIOSIDADE HUMANA
Existe uma diferença enorme entre:
“Deus revelou algo para cumprir seu propósito.”
e:
“Quero descobrir o futuro.”
A Bíblia não apresenta o conhecimento sobrenatural como uma ferramenta para satisfazer curiosidade.
Esse ponto é importante porque existe uma tendência humana de transformar o sobrenatural em informação privilegiada.
“Quem vai ganhar?”
“Quando acontecerá?”
“Quem vai morrer?”
“Qual será o próximo acontecimento?”
“Quando Jesus voltará?”
“Quem será escolhido?”
“Qual será o futuro daquela pessoa?”
A Escritura apresenta limites claros para esse tipo de curiosidade.
Jesus declara em Mateus 24:36 que ninguém sabe o dia e a hora, nem os anjos dos céus.
Esse texto é extremamente importante para nosso estudo.
Porque demonstra que nem mesmo os anjos possuem conhecimento ilimitado do futuro.
Portanto, qualquer sistema religioso que trate anjos como fontes universais de conhecimento secreto já está ultrapassando aquilo que o texto bíblico permite afirmar.
20.5 — O ANJO NÃO É ONISCIENTE
Esse ponto precisa ser preservado porque nossa cultura popular criou uma imagem dos anjos como seres que sabem praticamente tudo.
A Bíblia não sustenta essa ideia.
Em Mateus 24:36, Jesus coloca os anjos dentro de uma categoria de seres que não conhecem o dia e a hora.
Isso é teologicamente importante.
O anjo pode receber uma mensagem.
Pode transmitir uma revelação.
Pode executar uma missão.
Pode anunciar um acontecimento.
Mas isso não significa que o anjo seja a fonte de todo conhecimento.
Mais uma vez encontramos a distinção que acompanha todo este livro:
mensageiro não é a mesma coisa que fonte.
E agora acrescentamos:
conhecimento transmitido não é a mesma coisa que conhecimento próprio.
Gabriel pode anunciar.
Mas isso não significa que Gabriel seja onisciente.
20.6 — O ESPÍRITO SANTO E O CONHECIMENTO DO QUE HÁ DE VIR
Aqui encontramos uma diferença importante.
Em João 16:13, Jesus afirma que o Espírito da verdade anunciaria aquilo que haveria de vir.
Isso significa que o Novo Testamento atribui ao Espírito Santo uma função que não devemos simplesmente transferir para os anjos.
O Espírito guia à verdade.
O Espírito fala.
O Espírito ensina.
E Jesus afirma que o Espírito anuncia o que há de vir.
Mas isso precisa ser compreendido dentro do contexto do ministério do Espírito.
O objetivo não é transformar o cristão em um especialista em previsão.
João 16:14 acrescenta:
“Ele me glorificará.”
Essa frase funciona como uma espécie de filtro.
Quando o Espírito comunica a verdade, seu ministério está relacionado à glorificação de Cristo.
Portanto, uma suposta revelação que alimenta apenas curiosidade, fascinação pelo futuro, dependência de um mensageiro ou exaltação pessoal precisa ser examinada com muito cuidado.
20.7 — O CASO DE ÁGABO
Um dos exemplos mais interessantes está em Atos.
Em Atos 11:28, um profeta chamado Ágabo anuncia que haveria grande fome sobre todo o mundo habitado.
O texto apresenta a informação como algo relacionado ao Espírito.
Mais tarde, em Atos 21:10-11, Ágabo realiza uma ação profética relacionada ao futuro de Paulo.
Temos aqui um elemento importante:
o Novo Testamento não elimina a possibilidade de comunicação profética.
Mas observe algo.
A profecia não transforma Ágabo em uma autoridade absoluta sobre a Igreja.
Ele não se torna uma espécie de oráculo permanente.
A existência de uma manifestação profética não elimina a necessidade de discernimento.
Isso é importante porque algumas pessoas imaginam que, se uma mensagem é apresentada como sobrenatural, questioná-la seria questionar Deus.
Paulo não apresenta dessa maneira.
Em 1 Coríntios 14:29, depois de falar sobre profecia, ele estabelece:
“E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.”
Essa frase é extraordinariamente importante para nossa investigação.
Profecia não elimina discernimento.
Se existe manifestação espiritual, existe também responsabilidade de examinar.
20.8 — “MAS EU NÃO TINHA COMO SABER!”
Essa frase merece uma análise cuidadosa.
Quando alguém diz:
“Eu não tinha como saber.”
está fazendo uma afirmação sobre seu próprio conhecimento.
Mas isso não significa necessariamente que a informação não tenha chegado até ela por meios naturais.
Nós recebemos muito mais informações do que percebemos.
Uma pessoa pode observar uma expressão facial.
Ouvir uma mudança de tom.
Perceber um comportamento.
Guardar uma informação na memória sem registrar conscientemente.
Reconhecer padrões.
Fazer associações.
Chegar a uma conclusão intuitiva.
Depois, quando o acontecimento se confirma, pode parecer que a informação surgiu “do nada”.
Isso não significa que toda experiência de conhecimento inesperado seja meramente psicológica.
Significa apenas que não devemos eliminar as possibilidades naturais antes de investigá-las.
A ausência de uma explicação imediatamente consciente não prova a existência de uma explicação sobrenatural.
20.9 — INTUIÇÃO NÃO É NECESSARIAMENTE REVELAÇÃO
A palavra “intuição” também precisa ser tratada com cuidado.
Intuição pode ser entendida como uma percepção ou conclusão que surge sem que consigamos identificar imediatamente todo o processo racional que levou até ela.
Uma pessoa experiente pode perceber que algo está errado antes de conseguir explicar exatamente por quê.
Um médico pode perceber sinais clínicos.
Um investigador pode notar uma inconsistência.
Um motorista experiente pode perceber uma situação de risco.
Um pai pode perceber que seu filho está diferente.
Essas percepções não precisam ser sobrenaturais.
Mas também não precisamos dizer que Deus nunca poderia usar uma percepção humana.
O problema aparece quando transformamos a intuição em autoridade absoluta.
“Eu senti, portanto Deus revelou.”
Essa conclusão é maior do que a evidência.
20.10 — QUANDO UMA INFORMAÇÃO SE CONFIRMA
Agora chegamos a um ponto especialmente delicado.
Suponha que alguém diga:
“Durante a oração, pensei que uma pessoa estava passando por uma situação difícil.”
Depois descobre que realmente estava.
Isso é interessante?
Sim.
Pode ser significativo?
Sim.
É possível que a pessoa entenda isso como uma ação de Deus?
Sim.
Mas podemos afirmar categoricamente:
“Foi o Espírito Santo quem revelou.”
Ainda precisamos de discernimento.
O que exatamente foi percebido?
A informação era específica?
Havia possibilidade de conhecimento prévio?
A pessoa já tinha alguma relação com a situação?
Quantas vezes pensamentos semelhantes surgiram e não se confirmaram?
Estamos lembrando apenas dos acertos?
A informação foi registrada antes do acontecimento ou reinterpretada depois?
Essas perguntas não são falta de fé.
São investigação.
20.11 — O PROBLEMA DA MEMÓRIA SELETIVA
Existe uma característica humana que precisamos considerar: tendemos a lembrar acontecimentos extraordinários.
Imagine uma pessoa que, durante um mês, tenha cinquenta impressões sobre acontecimentos futuros.
Quarenta e cinco não acontecem.
Quatro são vagamente parecidos.
Uma coincide de maneira impressionante.
Qual delas provavelmente será lembrada?
Aquela que acertou.
E então, meses depois, a pessoa pode dizer:
“Eu tenho muitas experiências nas quais Deus me mostrou coisas antes de acontecerem.”
Talvez tenha.
Mas talvez a memória esteja destacando os acertos e esquecendo os erros.
Isso não prova que a experiência seja falsa.
Mas demonstra por que precisamos de registros.
Se uma experiência é realmente importante, registrar antes do acontecimento o que foi percebido pode ajudar a evitar que a memória reorganize os fatos posteriormente.
Isso é prudência.
Não é incredulidade.
20.12 — UMA PREVISÃO NÃO É IGUAL A UMA PROFECIA
Aqui precisamos ser ainda mais rigorosos.
Uma previsão pode acontecer por análise.
Uma pessoa pode conhecer padrões.
Pode possuir informações.
Pode observar tendências.
Pode fazer uma dedução.
Uma profecia, no sentido bíblico, envolve uma reivindicação diferente: comunicação relacionada à ação ou propósito de Deus.
Portanto:
prever corretamente não transforma automaticamente alguém em profeta.
Se alguém prevê que determinada coisa acontecerá e acontece, isso demonstra que a previsão estava correta.
Mas ainda precisamos perguntar:
como essa informação foi obtida?
E, no caso de uma alegação profética:
qual é a natureza da mensagem?
qual é sua relação com Deus?
ela está de acordo com as Escrituras?
qual é seu propósito?
qual autoridade está sendo reivindicada?
ela pode ser examinada?
20.13 — E SE UM ANJO FOR O MENSAGEIRO?
Aqui voltamos diretamente ao nosso tema.
Imagine que uma informação sobrenatural tenha realmente sido comunicada.
Mesmo que admitamos que a informação veio de fora da pessoa, ainda precisamos perguntar:
quem foi o agente?
Pode ter sido uma manifestação divina?
Pode ter sido um mensageiro angelical?
Pode ter sido uma experiência profética?
Pode ter sido uma percepção humana?
Pode ter sido uma combinação de circunstâncias que a pessoa interpretou espiritualmente?
Não podemos simplesmente saltar da existência de uma informação verdadeira para a conclusão:
“Foi um anjo.”
A Bíblia apresenta anjos como mensageiros.
Mas ela não apresenta uma doutrina segundo a qual todo conhecimento sobrenatural recebido por seres humanos deve necessariamente passar por anjos.
Da mesma maneira, não podemos afirmar:
“Se não foi um anjo, então obrigatoriamente foi o Espírito Santo.”
Essa falsa dicotomia precisa ser evitada.
20.14 — UMA CADEIA DE COMUNICAÇÃO PODE EXISTIR
Apocalipse 1:1 nos oferece novamente uma estrutura fascinante:
Deus dá a revelação a Jesus Cristo.
Jesus a comunica.
Um anjo participa da transmissão.
João recebe.
Temos uma cadeia.
Isso nos ajuda a compreender que a origem da informação e o meio pelo qual ela chega podem ser coisas diferentes.
Podemos resumir assim:
FONTE ≠ MENSAGEIRO ≠ RECEPTOR ≠ INTERPRETADOR.
Essa distinção é uma das chaves de toda esta obra.
Deus pode ser a fonte.
Um anjo pode ser o mensageiro.
Um ser humano pode ser o receptor.
E o próprio ser humano pode interpretar corretamente ou incorretamente aquilo que recebeu.
Isso significa que até mesmo uma comunicação verdadeira pode ser posteriormente mal interpretada.
20.15 — UMA MENSAGEM VERDADEIRA PODE SER MAL INTERPRETADA
Essa possibilidade é extremamente importante.
Imagine que alguém realmente receba uma mensagem verdadeira.
Isso não garante que compreenderá perfeitamente tudo aquilo que recebeu.
Daniel recebe visões que precisam ser interpretadas.
João recebe imagens simbólicas no Apocalipse.
Os discípulos muitas vezes ouvem Jesus corretamente e ainda assim compreendem de maneira inadequada.
Portanto:
receber não é necessariamente compreender.
E:
compreender não é necessariamente interpretar corretamente todos os detalhes.
Isso nos protege de uma afirmação perigosa:
“Como aquilo aconteceu exatamente como eu disse, então toda a minha interpretação espiritual estava correta.”
Não necessariamente.
Um elemento pode ter sido verdadeiro enquanto outro foi acrescentado pela interpretação humana.
20.16 — O PERIGO DE TRANSFORMAR CONHECIMENTO EM AUTORIDADE
Existe ainda um problema maior.
Mesmo que uma pessoa tenha recebido corretamente determinada informação, isso não significa que ela recebeu autoridade para governar outras pessoas.
Essa distinção aparece claramente quando tratamos de profecia.
Uma mensagem pessoal não se transforma automaticamente em doutrina universal.
Uma direção para Paulo não se transforma automaticamente em regra para toda a Igreja.
Uma experiência individual não se transforma automaticamente em Escritura.
Por isso precisamos perguntar:
“Para quem essa mensagem foi dada?”
E:
“Que autoridade ela realmente possui?”
Uma das maiores distorções da espiritualidade acontece quando alguém transforma uma experiência pessoal em uma ordem divina para outras pessoas.
20.17 — O ESPÍRITO SANTO NÃO É UM ORÁCULO
Isso merece uma afirmação direta.
O Espírito Santo não é apresentado no Novo Testamento como um mecanismo de respostas instantâneas para toda pergunta humana.
Ele não aparece como um “Google sobrenatural”.
Sua missão está profundamente ligada à verdade, à santidade, à comunhão com Deus e à glorificação de Cristo.
Jesus diz:
“Ele me glorificará.”
Essa frase continua sendo um dos grandes filtros desta investigação.
Se uma suposta revelação transforma a pessoa em centro da atenção, cria dependência de um intermediário, alimenta curiosidade pelo oculto ou desloca Cristo para a periferia, temos motivos sérios para questioná-la.
O Espírito Santo não compete com Cristo.
Ele glorifica Cristo.
20.18 — E OS ANJOS TAMBÉM NÃO SÃO ORÁCULOS
O mesmo princípio vale para os anjos.
O anjo bíblico não aparece como uma entidade que o ser humano consulta livremente para descobrir segredos.
Em Apocalipse 19 e 22, quando João tenta prestar culto ao anjo, o anjo recusa e direciona a adoração para Deus.
Isso é significativo.
O mensageiro não quer ocupar o lugar da fonte.
O anjo não transforma sua própria existência em centro da fé.
Ele aponta para Deus.
Portanto, se uma espiritualidade cria dependência de mensagens angelicais, nomes de anjos, consultas a anjos ou supostas revelações angelicais como fonte contínua de orientação, precisamos perguntar se isso corresponde ao padrão do Novo Testamento.
20.19 — O TESTE DO DESCONHECIDO
Podemos agora acrescentar mais uma pergunta ao nosso método de discernimento.
Quando alguém afirma:
“Eu sabia algo que não tinha como saber”,
devemos perguntar:
1. A informação foi registrada antes da confirmação?
Se só foi lembrada depois, precisamos ter cautela.
2. A informação era específica?
Quanto mais específica, mais significativa é a confirmação.
3. Havia alguma possibilidade natural de acesso à informação?
Mesmo que a pessoa não tenha consciência disso.
4. Quantas vezes situações semelhantes ocorreram sem confirmação?
Precisamos considerar também os erros.
5. A informação foi realmente sobrenatural ou apenas uma boa inferência?
Intuição e dedução podem produzir resultados surpreendentes.
6. O conteúdo está de acordo com as Escrituras?
Nenhuma experiência recebe autoridade para contradizer o evangelho.
7. Qual é o propósito da mensagem?
Edificação?
Orientação?
Consolo?
Advertência?
Curiosidade?
Controle?
8. Quem recebe a glória?
Deus?
Cristo?
Ou o próprio mensageiro?
9. Que autoridade está sendo reivindicada?
Experiência pessoal?
Profecia?
Doutrina?
Ordem para outras pessoas?
10. É possível admitir incerteza?
Se a pessoa não pode dizer “posso estar errado”, já temos um problema de discernimento.
20.20 — QUANDO A EVIDÊNCIA É INSUFICIENTE
Existe uma conclusão que precisamos aprender a aceitar:
“Não temos evidência suficiente para determinar a origem.”
Isso não significa:
“Não aconteceu.”
Também não significa:
“Foi falso.”
Significa apenas:
não sabemos.
Talvez a experiência tenha sido uma percepção humana.
Talvez tenha sido uma aplicação do Espírito.
Talvez tenha sido uma coincidência.
Talvez tenha sido uma intervenção extraordinária.
Talvez tenha envolvido um mensageiro.
Sem elementos suficientes, não devemos preencher a lacuna com certeza.
Esse princípio vale especialmente para nosso tema.
Quando alguém diz:
“Foi um anjo.”
podemos perguntar:
“O que permite identificar que foi um anjo?”
Quando alguém diz:
“Foi o Espírito Santo.”
podemos perguntar:
“O que permite atribuir essa experiência ao Espírito Santo?”
Essas perguntas não são acusações.
São discernimento.
20.21 — UMA DIFERENÇA FUNDAMENTAL
Talvez agora possamos estabelecer uma distinção que será importante nos capítulos seguintes:
CONHECIMENTO VERDADEIRO ≠ REVELAÇÃO COMPROVADA.
E também:
REVELAÇÃO COMPROVADA ≠ AUTORIDADE UNIVERSAL.
E ainda:
MENSAGEIRO ≠ FONTE.
E:
ACERTO ≠ PROFECIA.
Essas quatro distinções nos protegem de muitos erros.
Uma pessoa pode acertar.
Uma informação pode ser verdadeira.
Uma experiência pode ser extraordinária.
Um mensageiro pode realmente ter participado.
Mas cada afirmação precisa ser examinada no seu próprio nível.
20.22 — A PERGUNTA QUE AGORA NÃO PODE SER EVITADA
Chegamos a uma fronteira importante.
Já sabemos que o Espírito Santo pode falar.
Sabemos que anjos podem comunicar mensagens.
Sabemos que Deus pode revelar.
Sabemos que seres humanos podem ter experiências extraordinárias.
Sabemos também que nossa mente pode produzir pensamentos, imagens, memórias, emoções e conclusões.
Portanto, agora precisamos enfrentar uma pergunta ainda mais difícil:
O que acontece quando uma pessoa recebe uma mensagem que parece sobrenatural, mas essa mensagem produz medo, dependência, urgência ou controle sobre outras pessoas?
Porque existe uma diferença entre uma experiência espiritual que conduz à verdade e uma experiência que produz escravidão espiritual.
Existe uma diferença entre:
“Deus me conduziu.”
e:
“Deus me disse que você precisa fazer exatamente o que eu estou dizendo.”
Existe uma diferença entre:
“Creio que recebi uma direção.”
e:
“Quem questionar minha revelação está questionando o Espírito Santo.”
Nesse ponto, nossa investigação deixa de tratar apenas da origem da mensagem.
Precisamos começar a investigar o poder e a autoridade que essa mensagem passa a exercer sobre quem a recebe e sobre quem está ao redor.
E talvez aqui encontremos uma das maiores razões pelas quais discernimento não é apenas uma questão teológica.
É também uma questão de proteção.
Porque quando alguém atribui sua própria interpretação diretamente a Deus, ao Espírito Santo ou a um anjo, a frase deixa de ser apenas uma opinião.
Ela pode se transformar em autoridade.
E quando uma experiência espiritual se transforma em autoridade incontestável, precisamos parar e perguntar:
quem realmente está falando?
E quem está realmente recebendo a autoridade?
20.9 — REVELAÇÃO E INTUIÇÃO: DUAS COISAS QUE NÃO PODEMOS CONFUNDIR
Existe uma palavra que usamos com enorme facilidade quando não conseguimos explicar imediatamente como chegamos a determinada conclusão:
intuição.
“Eu tive uma intuição.”
“Alguma coisa me disse.”
“Eu simplesmente sabia.”
“Não sei explicar, mas senti que era aquilo.”
Essas expressões fazem parte da experiência humana comum.
Mas, dentro de uma investigação sobre revelação espiritual, precisamos tomar muito cuidado.
Porque existe uma tentação de transformar aquilo que chamamos de intuição em uma espécie de revelação disfarçada.
A pessoa não sabe explicar como chegou à conclusão.
Então conclui:
“Foi Deus quem me revelou.”
Mas essa conclusão pode ser maior do que aquilo que a experiência permite afirmar.
Por isso, precisamos estabelecer uma distinção fundamental:
intuição é uma forma de percepção ou conclusão humana; revelação, em sentido teológico, é aquilo que Deus torna conhecido.
Essas duas coisas podem eventualmente estar relacionadas.
Mas não são sinônimas.
20.9.1 — O QUE CHAMAMOS DE INTUIÇÃO?
Intuição é uma percepção, impressão ou conclusão que pode surgir sem que a pessoa consiga identificar conscientemente todos os passos que levaram até ela.
Imagine alguém entrando em uma sala e imediatamente percebendo:
“Alguma coisa está errada.”
Talvez essa pessoa tenha percebido pequenas alterações no comportamento dos presentes.
Talvez tenha notado o tom de voz.
Talvez tenha percebido o silêncio incomum.
Talvez tenha observado expressões faciais.
Talvez tenha associado aquela situação a experiências anteriores.
Talvez tenha processado tudo isso de maneira extremamente rápida, sem conseguir explicar conscientemente o processo.
Ela simplesmente percebeu.
Isso pode ser chamado de intuição.
E nada disso exige necessariamente uma intervenção sobrenatural.
A intuição pode ser resultado da experiência, memória, percepção, associação, conhecimento acumulado e processamento rápido de informações.
Portanto:
não saber explicar conscientemente como cheguei a uma conclusão não significa que a conclusão tenha sido revelada sobrenaturalmente.
Essa é uma distinção importantíssima.
20.9.2 — MAS INTUIÇÃO NÃO É SINÔNIMO DE ERRO
Também precisamos evitar o extremo oposto.
Dizer que algo foi intuitivo não significa dizer que foi falso.
Uma intuição pode estar correta.
Uma pessoa pode perceber corretamente uma situação antes de conseguir explicar racionalmente todos os motivos.
O problema não está em reconhecer a existência da intuição.
O problema está em atribuir automaticamente uma origem divina a ela.
Por exemplo:
“Eu tive a impressão de que aquela pessoa estava sofrendo.”
Isso é uma percepção.
Depois descobrimos que realmente estava.
A confirmação torna a percepção interessante.
Mas ainda não sabemos, somente por isso, se foi:
percepção humana;
experiência anterior;
conhecimento indireto;
inferência;
coincidência;
ou ação espiritual.
O resultado correto não identifica automaticamente a origem.
20.9.3 — O QUE É REVELAÇÃO?
Aqui precisamos entrar em uma categoria diferente.
Na linguagem teológica, revelação está relacionada ao ato de Deus tornar conhecido aquilo que, sem essa ação, permaneceria desconhecido ou não poderia ser conhecido daquela maneira.
A própria ideia de revelação pressupõe uma diferença entre:
aquilo que Deus conhece
e
aquilo que o ser humano passa a conhecer porque Deus tornou conhecido.
A revelação, portanto, não é simplesmente:
“Eu tive uma sensação forte.”
Nem:
“Eu cheguei a uma conclusão rapidamente.”
Nem:
“Eu tive uma boa intuição.”
Ela envolve uma reivindicação muito maior:
“Deus tornou isso conhecido.”
É exatamente por isso que precisamos ser extremamente cuidadosos ao utilizar a palavra.
20.9.4 — UMA PERGUNTA MUDA TUDO
Quando alguém diz:
“Eu tive uma intuição.”
A pergunta principal é:
“Como você percebeu isso?”
Quando alguém diz:
“Eu recebi uma revelação.”
A pergunta passa a ser:
“Por que você acredita que Deus tornou isso conhecido?”
Perceba a diferença.
A primeira afirmação descreve uma experiência humana.
A segunda afirmação identifica uma origem divina.
Por isso, “revelação” exige uma afirmação de origem que “intuição” não exige.
Essa diferença parece pequena na linguagem cotidiana, mas é enorme teologicamente.
20.9.5 — “EU SIMPLESMENTE SOUBE” NÃO RESOLVE A QUESTÃO
Existe uma frase muito comum:
“Eu simplesmente soube.”
Essa frase descreve muito bem uma experiência subjetiva.
Mas ela não responde à pergunta sobre a origem do conhecimento.
Uma pessoa pode “simplesmente saber” porque:
reconheceu um padrão;
percebeu sinais inconscientes;
recuperou uma informação da memória;
fez uma inferência rápida;
recebeu informação anteriormente e não percebeu conscientemente;
teve uma coincidência;
teve uma percepção intuitiva;
ou, dentro da possibilidade bíblica, pode ter recebido uma comunicação espiritual.
Portanto:
“Eu simplesmente soube” descreve o modo como a pessoa experimentou o conhecimento; não explica necessariamente de onde veio esse conhecimento.
Essa talvez seja uma das frases mais importantes deste capítulo.
20.9.6 — REVELAÇÃO PODE SER MEDIADA
Outro ponto precisa ser acrescentado.
Mesmo quando existe revelação divina, isso não significa necessariamente que Deus tenha colocado uma informação diretamente na mente de alguém sem qualquer mediação.
A Bíblia apresenta diferentes formas de comunicação.
Deus pode comunicar por meio de:
profetas;
sonhos;
visões;
Escrituras;
anjos;
acontecimentos;
palavras proféticas;
e, no Novo Testamento, pela ação do Espírito Santo.
Isso é importante para nossa investigação porque evita uma falsa escolha:
ou foi diretamente o Espírito Santo, ou foi apenas a mente humana.
A Bíblia apresenta situações muito mais complexas.
Em Apocalipse 1:1, por exemplo, existe uma cadeia de comunicação.
Deus.
Cristo.
Anjo.
João.
Temos fonte, mediador e receptor.
Isso significa que, mesmo quando existe revelação, precisamos distinguir:
fonte da revelação
de
meio da comunicação
e
interpretação do receptor.
20.9.7 — UMA INTUIÇÃO PODE SER USADA POR DEUS?
Aqui chegamos a uma questão teologicamente interessante.
Se uma pessoa teve uma intuição correta, podemos dizer que Deus utilizou aquela intuição?
É possível.
Mas precisamos escolher cuidadosamente a linguagem.
Existe diferença entre dizer:
“Creio que Deus pode ter usado minha percepção naquela situação.”
e:
“Recebi uma revelação divina.”
A primeira afirmação reconhece a possibilidade da providência e da condução de Deus sem transformar a experiência em revelação formal.
A segunda afirma que houve comunicação divina.
Portanto, nem toda experiência que Deus pode utilizar precisa ser chamada de revelação.
Deus pode agir através de processos ordinários.
E isso não torna sua ação menos real.
20.9.8 — PROVIDÊNCIA NÃO É AUTOMATICAMENTE REVELAÇÃO
Essa distinção é preciosa.
Imagine que uma pessoa esteja pensando em visitar alguém.
No caminho, encontra exatamente aquela pessoa.
Ela pode dizer:
“Que coincidência!”
Também pode dizer:
“Creio que Deus providenciou esse encontro.”
Essa segunda interpretação pode ser perfeitamente compatível com uma fé cristã.
Mas isso não significa necessariamente que Deus tenha revelado previamente que o encontro aconteceria.
Podemos ter:
providência sem revelação.
Deus pode estar agindo em uma circunstância sem que tenha transmitido uma mensagem específica sobre aquela circunstância.
Essa diferença elimina uma enorme quantidade de confusão.
20.9.9 — ILUMINAÇÃO TAMBÉM NÃO É A MESMA COISA QUE REVELAÇÃO
Precisamos acrescentar ainda outra categoria.
Imagine que eu leia um texto bíblico dezenas de vezes.
Um dia, determinada frase me atinge de uma maneira completamente diferente.
Eu compreendo algo que nunca havia percebido daquela forma.
Posso dizer:
“Hoje Deus abriu meu entendimento.”
Essa linguagem pode expressar uma experiência legítima de iluminação.
Mas não significa necessariamente que Deus tenha acrescentado uma nova informação à Escritura.
A verdade já estava no texto.
O que mudou foi minha compreensão.
Podemos representar assim:
REVELAÇÃO → Deus torna algo conhecido.
ILUMINAÇÃO → Deus pode ajudar a pessoa a compreender ou aplicar aquilo que já foi revelado.
INTUIÇÃO → percepção ou conclusão que pode surgir rapidamente sem plena consciência dos processos que a produziram.
INTERPRETAÇÃO → aquilo que eu concluo sobre o significado da experiência.
São categorias diferentes.
E confundi-las pode gerar graves consequências.
20.9.10 — O PERIGO DE CHAMAR TODA INTUIÇÃO DE “DEUS FALOU”
Imagine uma pessoa entrando em uma reunião.
Ela olha para alguém e pensa:
“Essa pessoa não é confiável.”
Depois descobre que realmente havia um problema.
Ela pode interpretar:
“O Espírito Santo me revelou o caráter daquela pessoa.”
Mas existe outra possibilidade.
Talvez ela tenha percebido pequenas inconsistências no comportamento.
Talvez tenha reconhecido padrões semelhantes aos que já havia encontrado no passado.
Talvez tenha feito uma avaliação correta sem conseguir explicar conscientemente todos os sinais.
Se transformarmos imediatamente a percepção em revelação, podemos cometer um erro perigoso:
atribuir a Deus aquilo que pertence à nossa própria capacidade de percepção.
E isso pode produzir uma falsa autoridade.
A pessoa começa a acreditar que sua própria percepção é uma espécie de canal infalível de Deus.
A partir daí, qualquer julgamento pode ser apresentado como:
“Deus me mostrou.”
Esse é exatamente o tipo de situação em que discernimento se torna indispensável.
20.9.11 — O PERIGO INVERSO: CHAMAR TODA REVELAÇÃO DE INTUIÇÃO
Mas precisamos ser igualmente justos.
Se alguém recebe uma informação específica, que não poderia conhecer naturalmente, e existem evidências independentes de que aquela informação foi comunicada antes do acontecimento, não devemos simplesmente descartá-la como “intuição”.
A Bíblia não nos autoriza a eliminar o sobrenatural antecipadamente.
Portanto, também seria um erro dizer:
“Toda experiência de conhecimento inesperado é apenas processamento mental.”
Não podemos demonstrar isso.
O caminho responsável é investigar caso a caso.
Nem sobrenaturalizar automaticamente.
Nem naturalizar automaticamente.
20.9.12 — A ESPECIFICIDADE IMPORTA
Existe uma diferença entre:
“Senti que alguma coisa ruim poderia acontecer.”
e:
“Às 15h, determinada pessoa sofrerá um acidente em determinado local.”
A segunda afirmação é muito mais específica.
Consequentemente, exige muito mais evidência.
Essa regra pode ser aplicada a praticamente toda esta investigação:
quanto mais específica a afirmação, maior deve ser a exigência de comprovação.
Uma sensação vaga pode ser explicada por inúmeras possibilidades.
Uma informação específica e verificável exige uma investigação muito mais rigorosa.
Isso também ajuda a proteger a palavra profecia.
Não devemos chamar qualquer impressão de profecia.
20.9.13 — REVELAÇÃO, PROFECIA E INTUIÇÃO
Precisamos agora separar três conceitos:
INTUIÇÃO
É uma percepção ou conclusão que pode surgir rapidamente, sem que a pessoa consiga identificar conscientemente todo o processo que levou até ela.
REVELAÇÃO
É aquilo que Deus torna conhecido, especialmente aquilo que não seria conhecido daquela maneira sem sua ação comunicativa.
PROFECIA
No contexto bíblico, envolve uma comunicação apresentada como proveniente de Deus, podendo envolver edificação, exortação, consolação e, em alguns casos, informação relacionada ao futuro.
Essas categorias podem se relacionar, mas não são intercambiáveis.
Uma intuição pode estar correta sem ser profecia.
Uma revelação pode ser transmitida por meio de um profeta.
Uma profecia pode conter uma informação revelada.
E uma pessoa pode interpretar uma intuição como profecia sem que exista evidência suficiente para essa identificação.
20.9.14 — O TESTE DA ORIGEM
Chegamos então a uma pergunta que precisa entrar definitivamente no nosso método:
“Qual é a evidência de que isso veio de Deus?”
Não:
“Foi forte?”
Não:
“Eu senti muita paz?”
Não:
“Eu chorei?”
Não:
“Depois aconteceu.”
Não:
“Eu nunca tinha pensado nisso.”
Todas essas coisas podem ser relevantes para descrever a experiência.
Mas nenhuma delas, isoladamente, identifica sua origem.
Precisamos considerar:
conteúdo, contexto, coerência bíblica, frutos, confirmação, possibilidade de explicação natural, especificidade, autoridade reivindicada e disposição para ser examinado.
Isso nos conduz de volta ao nosso método de discernimento.
20.9.15 — UMA DISTINÇÃO QUE PRECISAMOS GUARDAR
Depois de aprofundar essa questão, podemos estabelecer quatro frases que precisam permanecer separadas:
“Eu percebi.”
Isso descreve uma experiência.
“Eu entendi.”
Isso descreve uma interpretação.
“Creio que Deus me conduziu.”
Isso expressa uma convicção de fé.
“Deus me revelou.”
Isso faz uma afirmação específica sobre a origem da informação.
Quanto mais avançamos de uma frase para outra, maior é a afirmação que estamos fazendo.
E, portanto, maior deve ser nossa responsabilidade.
20.9.16 — A HUMILDADE NÃO DIMINUI A FÉ
Talvez alguém pense:
“Se eu disser ‘creio que Deus me conduziu’, estou demonstrando pouca fé.”
Não.
Na verdade, pode ser exatamente o contrário.
Existe uma diferença entre fé e presunção.
A fé pode dizer:
“Creio que Deus age.”
A humildade pode acrescentar:
“Mas reconheço que posso interpretar incorretamente aquilo que experimentei.”
Essas duas afirmações não se contradizem.
Podemos crer na ação de Deus e, simultaneamente, reconhecer a possibilidade de erro humano.
Essa é uma das razões pelas quais o Novo Testamento insiste tanto em examinar.
20.9.17 — A FRASE QUE RESUME ESTA DISTINÇÃO
Depois de tudo isso, podemos resumir:
INTUIÇÃO é uma percepção humana que pode ser verdadeira sem ser sobrenatural.
REVELAÇÃO é uma afirmação de que Deus tornou algo conhecido.
ILUMINAÇÃO é a compreensão ou aplicação de uma verdade já revelada.
INTERPRETAÇÃO é aquilo que o ser humano conclui sobre a experiência.
E existe ainda uma regra fundamental:
não devemos chamar de revelação aquilo que conseguimos explicar apenas como percepção, intuição ou interpretação sem evidência suficiente.
Mas também:
não devemos chamar de simples intuição aquilo que apresenta evidências suficientes para uma possível ação sobrenatural.
O discernimento vive justamente nesse espaço.
Não é negar.
Não é aceitar cegamente.
É investigar.
20.9.18 — VOLTANDO AO NOSSO TEMA CENTRAL
E aqui essa distinção volta diretamente para o título deste livro.
Se alguém diz:
“Eu tive uma intuição.”
isso não significa que um anjo falou.
Também não significa que o Espírito Santo falou.
É uma experiência que ainda precisa ser compreendida.
Se alguém diz:
“Recebi uma revelação.”
agora temos uma afirmação diferente.
Precisamos perguntar:
Revelação de quem?
Por qual meio?
Com qual conteúdo?
Com qual propósito?
Com qual autoridade?
E, finalmente:
Existe evidência suficiente para fazer essa afirmação?
É aqui que nossa investigação se torna realmente cirúrgica.
Porque talvez o maior problema não seja Deus falar.
Nem os anjos falarem.
Nem o ser humano perceber.
Talvez o maior problema seja nós não sabermos distinguir adequadamente uma coisa da outra.
E, quando não distinguimos, podemos atribuir ao Espírito Santo aquilo que nasceu em nossa própria mente.
Podemos atribuir a um anjo aquilo que foi apenas uma percepção.
Podemos transformar uma intuição em profecia.
Podemos transformar uma aplicação pessoal em revelação.
E podemos transformar uma experiência legítima em uma autoridade que Deus nunca concedeu.
Por isso, a pergunta que permanece não é simplesmente:
“Você sentiu alguma coisa?”
A pergunta é muito mais profunda:
“O que você sabe, como sabe, e por que acredita que a origem desse conhecimento foi espiritual?”
Essa é a pergunta que precisamos levar para o próximo estágio da investigação.
Porque agora chegamos a um dos terrenos mais sensíveis de todos:
quando uma pessoa afirma que recebeu uma mensagem sobre o futuro.
20.19 — QUANDO O CONHECIMENTO APONTA PARA O FUTURO
Até aqui, nossa investigação esteve concentrada em uma pergunta:
Como distinguir aquilo que nasce em nós daquilo que pode ter origem espiritual?
Falamos sobre pensamento.
Falamos sobre imaginação.
Falamos sobre memória.
Falamos sobre consciência.
Falamos sobre emoção.
Falamos sobre intuição.
Falamos sobre iluminação.
E falamos sobre revelação.
Mas existe um ponto em que essa discussão se torna ainda mais séria.
E ele começa quando alguém não diz apenas:
“Eu senti.”
Mas afirma:
“Eu soube.”
E não apenas:
“Eu soube.”
Mas:
“Eu soube antes de acontecer.”
Aqui alguma coisa muda.
Porque uma impressão sobre o presente pode ser interpretada de muitas maneiras.
Uma intuição pode ser explicada pela percepção.
Uma lembrança pode explicar um pensamento.
Uma emoção pode explicar uma sensação.
Uma experiência pode ser interpretada de diferentes formas.
Mas quando alguém afirma ter recebido informação específica sobre algo que ainda não aconteceu, entramos em outro território.
Entramos no território da profecia.
E, nesse momento, uma pergunta inevitavelmente surge:
Quem revelou o futuro?
Foi Deus?
Foi o Espírito Santo?
Foi um profeta?
Foi um anjo?
Foi uma dedução humana?
Foi uma coincidência?
Foi uma interpretação posterior?
Ou estamos diante de algo que simplesmente não conseguimos explicar?
Essa pergunta não pode ser respondida apenas pela emoção daquele que recebeu a mensagem.
Também não pode ser respondida simplesmente porque o acontecimento posterior pareceu confirmar aquilo que foi dito.
Precisamos investigar.
Porque a Bíblia apresenta, de fato, pessoas recebendo informações sobre acontecimentos futuros.
Mas a mesma Bíblia também apresenta limites.
Ela mostra profetas.
Mostra revelações.
Mostra anjos transmitindo mensagens.
Mostra o Espírito Santo comunicando.
Mas também mostra que nem todo conhecimento pertence aos anjos.
Jesus declara que os anjos não sabem o dia e a hora.
E isso deveria nos fazer pensar.
Se os próprios anjos possuem limites de conhecimento, de onde vem a ideia de que qualquer informação sobrenatural sobre o futuro pode ser atribuída a eles?
E mais:
se alguém afirma:
“O Espírito Santo me revelou o que vai acontecer”
essa afirmação também precisa ser examinada.
Porque o Espírito Santo não é apresentado nas Escrituras como uma ferramenta para alimentar curiosidade humana sobre o futuro.
Ele glorifica Cristo.
Ele guia à verdade.
Ele ensina.
Ele testemunha.
Ele conduz.
Ele edifica a Igreja.
Portanto, até mesmo quando existe uma experiência que parece sobrenatural, precisamos perguntar:
qual é o propósito dessa mensagem?
qual é sua autoridade?
qual é seu conteúdo?
ela conduz a Cristo ou transforma o mensageiro em centro da atenção?
ela chama à fidelidade ou alimenta curiosidade?
ela produz discernimento ou dependência?
E talvez a pergunta mais importante seja:
Se alguém realmente recebeu uma informação sobre o futuro, isso significa necessariamente que Deus revelou o futuro?
A resposta não pode ser dada por antecipação.
Precisamos investigar os casos.
Precisamos voltar às Escrituras.
Precisamos observar como a profecia aparece no Antigo e no Novo Testamento.
Precisamos olhar para os profetas.
Precisamos olhar para os anjos.
Precisamos olhar para o Espírito Santo.
Precisamos observar o que acontece quando uma mensagem é verdadeira, quando é falsa e, principalmente, quando a pessoa que recebeu a mensagem interpreta corretamente ou incorretamente aquilo que recebeu.
Porque existe uma diferença gigantesca entre:
acertar o futuro
e
receber uma revelação de Deus sobre o futuro.
E talvez exista uma diferença ainda maior entre:
receber uma revelação
e
ter autoridade para falar em nome de Deus.
É exatamente aqui que nossa investigação começa a entrar em uma das regiões mais perigosas da espiritualidade:
quando uma pessoa deixa de dizer “eu penso” e começa a dizer “Deus disse”.
A partir desse momento, já não estamos apenas diante de uma experiência pessoal.
Estamos diante de uma reivindicação de autoridade.
E é justamente essa autoridade que precisamos investigar.